ECONOMIA


São Luís do Curu atende sua população em todos os setores da economia: Setor Primário, Setor Secundário e Setor Terciário.

1- Setor Primário: Nosso município age de forma tímida, sendo produção de subsistência, produção esta que atende famílias e o pequeno mercado curuense. Segue abaixo alguns exemplos:

AGRICULTURA
O principal cultivo é o plantio de côco (região dos Colonos), sendo exportados para diversos municípios vizinhos, inclusive para capital do estado. A cultura do cajueiro onde se vende o fruto (castanha) e consumo interno do pedúnculo (caju).

Há, também, outros cultivos com pequena produção familiar: mandioca, milho, feijão e outras frutas para consumo interno.

O extrativismo vegetal é outra renda com a fabricação do carvão vegetal, extração de madeiras de pequeno porte usadas como combustível em fornos de padarias. Além de atividades com a oiticica e beneficiamento da carnaúba.

PECUÁRIA
Criação de animais de pequeno porte para o sustento da família (incluindo aves) e criação de animais nas fazendas locais para o abate e consumo na cidade; sendo bovinos, caprinos e suínos. As aves são importadas para comércio.

2- Setor Secundário: Nosso município tem uma grande carência na área; tendo, somente, uma fábrica (reciclagem de papel) a qual emprega 70 famílias. Contudo, não supre as necessidades locais, ficando grande parte da população ativa desempregada ou descolando-se para outros municípios à procura de emprego, principalmente em Pecém (São Gonçalo do Amarante) ou dependente do setor público.

FÁBRICAS E OUTROS
Destaca-se a fábrica de reciclagem de papel, empregando cerca de 100 funcionários, beneficiando aproximadamente 70 famílias.

As oficinas de beneficiamento de madeira com produtos tradicionais de nosso município, empregando dezenas de centenas de curuenses, destaca-se o Cabide, peça típica desta terra.

As olarias, em número reduzido, escoam seus produtos tanto no comércio local quanto exportam para municípios vizinhos.

Há, também, as oficinas metalúrgicas onde produzem diversos produtos metais, abastecendo o mercado local.

3- Setor Terciário: Destacam-se lojas com produtos e serviços diversos, escritórios e/ou consultórios de profissionais liberais, atividades informais etc.

COMÉRCIO
Pequeno, mas diversificado, atendendo às necessidades dos curuenses. desde o gênero alimentício às lojas de eletroeletrônicos e de serviços dos mais variados, destacando-se os de conexão à internet, serviços contábeis, serviços educacionais, serviços de entretenimentos, serviços mecânico e eletrônicos, dentre outros.

SERVIÇOS PÚBLICOS
Principal fonte de renda para o município são os funcionários da rede pública municipal e estadual nas áreas da educação, saúde, segurança, órgãos públicos etc. Os aposentados e pensionistas se incluem nesse rol, proporcionando capital de giro no comércio local.

PROFISSIONAIS LIBERAIS
Atuam em algumas áreas, tais como transporte de pessoas (táxis e mototáxis), serviços contábeis, serviços de advocacia, serviços elétricos e eletrônicos, serviços na construção civil, serviços em pequenas confecções, feirantes, serviços de consertos em geral, dentre outros.

ARTESANATOS E OUTROS
O artesanato de redes, bordados e produtos em madeira apresentam-se, também, como outras fontes de renda.