ETIMOLOGIA


Como a maioria da população da localidade de Barracão era da religião católica, elegeu-se, na época, um santo para representar o povoado. o escolhido foi São Luíz Gonzaga, onde, em 1920, foi homenageado oficialmente pela igreja.

Já o termo CURU vem da língua do povo indígena que outrora habitava a região. Este, segundo a Enciclopédia dos Municípios, originou-se da palavra TEJUAÇU que significa MANTO FEITO DE URTIGA GRANDE com que se enrolavam os índios coroados do Paraná. Contudo, esta denominação parece não corresponder à palavra CURU. Outro significado é LAGARTO, SAURIO, encontrado no Nordeste brasileiro e conhecido por TIÚ, TEJO; termos que não correspondem etimologicamente ao termo em questão. Há, ainda, outro possível significado da palavra CURU: RIO DOS SAPOS CURURUS, encontrado em abundância em todas as locas de pedras e barreiras do rio; daí a origem clara e insofismável da palavra em estudo; adequando-se graficamente e historicamente às características da região e à cultura das comunidades que se estabeleceram às margens desse Rio que deu nome ao Vale localizado à Centro-Norte do Estado do Ceará.


1Curu

Significado de Curu Por  (SP) em 
        

Curu é uma palavra indígena que define:
1- São Luís do Curu, cidade e município do esta-
do do Ceará, Zona do Litoral.
2- prato feito com carne seca e ovos fritos.
3- rio do Ceará que passa pelo açude General Sampaio e
deságua no litoral, junto a cidade de Paracuru.
4- igarapé (VIDE) afluente da margem direita do rio Juruá,
no municipio de Ipixuna (VIDE IPIXUNA-AM)

Curu em tupi-guarani significa literalmente:
- ¨ruga, dobra, coisa enrrugada¨
- ¨sarna¨ ( de curuba)
- ¨pedregulho, cascalho¨ (acuru)

FONTE: https://www.dicionarioinformal.com.br/curu/ 

Assim, os dois termos das duas línguas fundiram-se, homenageando o padroeiro do município como, também, o povo indígena que ora habitou essa região.

SÃO LUÍS DO CURU