O RIO CURU

VISTA AÉREA DO RIO CURU

Município de São Luís do Curu


O Rio Curu é um rio brasileiro que banha o Estado do Ceara. Nasce na região montanhosa formada pelas serras do Céuda Imburana e do Lucas. Localizadas no município de CanindéSua foz está na divisa de Paracuru e Paraipaba. Além destes, o rio Curu banha mais seis municípios: Paramoti, General Sampaio, Apuiarés  Pentecoste, Sao Luis do Curu e Sao Gonçalo do Amarante. É a fonte hídrica para diversos projetos de irrigação, especialmente o de Paraipaba.

ESTUÁRIO DO RIO CURU


BARRA DO RIO CURU

Município de Paracuru


Município de Paracuru


Condições pluviométricas
Está totalmente inserido em uma região semi-árida, ou seja, é um rio temporário com débito sujeito às variações pluviométricas típicas da região, que é marcada por um período chuvoso que vai de fevereiro a maio e um período seco que vai de junho a janeiro. Contudo seu leito é perenizado a partir do açude General Sampaio e Pentecoste.
Geografia
Ao longo de 195 km, até sua foz, corre preferencialmente no sentido sudoeste-nordeste. No conjunto, esta bacia possui relevo predominantemente de moderado a fortemente acidentado, com grande parcela de seu divisor sendo formada por zonas montanhosas, com destaque para Baturité, ao leste, e Uruburetama, ao oeste. Os principais afluentes desta bacia são os rios Caxitore, na margem direita e o Canindé, pela margem esquerda.
Sua bacia hidrográfica atinge um total de 24 municípios.
Problemas ambientais
Além dos problemas de assoreamento. há risco de eutrofização dos açudes e rios da existentes na bacia hidrográfica, especialmente pelo lançamento de esgoto doméstico e resíduos de fertilizantes dos projetos de irrigação.
FONTE: Wikipedia, 26 de junho de 2011.